Perguntas Frequentes
Fui convidado à publicar meu estudo na Editora Pasteur. Como devo proceder?
Após acessar o site da Editora Pasteur, entre no tópico PAINEL DO AUTOR. Selecione o edital do seu
interesse e/ou que seu estudo esteja dentro do escopo. Envie seu resumo para avaliação e dentro de 48 h
acesse novamente o Painel do Autor para ciência sobre a avaliação.
Não fui convidado à publicar meu estudo na Editora Pasteur, mas gostaria de participar de um livro de
edital aberto. Como devo proceder?
Acesse o PAINEL DO AUTOR, faça seu cadastro, caso não o tenha previamente. Acesse os editais para ler o
escopo e prazo de cada livro. Selecione o livro do seu interesse e/ou que seu estudo esteja dentro do escopo e
envie seu resumo para avaliação. Seu texto terá dois resultados possíveis, APROVADO ou REPROVADO. Se for
reprovado, infelizmente o texto precisará de formulações para ser publicado. Em caso de aprovação, será aberto
o link de pagamento e com a confirmação da taxa de pagamento e submissão do comprovante dentro da área do
autor, você receberá um e-mail de confirmação com o modelo do capítulo em anexo.
Porque estou pagando a taxa de publicação?
A Editora Pasteur é considerada uma editora acadêmica de baixo custo, pois é dirigida por professores
universitários, disponibiliza a maioria dos livros de forma gratuita e possui valor de publicação em torno de
50% menor comparado ao cobrado pelas demais editoras brasileiras com a mesma qualidade. Temos custos para
obtenção do DOI, ISBN, cadastro na Biblioteca Nacional, revisores e demais colaboradores. Por conseguinte, a
taxa de publicação sustenta o projeto da Editora.
Quais são as formas de pagamento?
É possível realizar transferência bancária (TED ou PIX [chave CNPJ: 18754980000183]), boleto à vista ou
pagamento com cartão de crédito. O site possui selo de segurança e os pagamentos são gerenciados por empresas
ilibadas.
Como confirmar o pagamento da taxa de publicação do meu trabalho?
Dentro do PAINEL DO AUTOR há um tópico ENVIO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO. Clique nele e anexe o comprovante
na forma de arquivo .pdf ou imagem .png ou .jpeg. Clique em seguida em enviar e aguarde a confirmação do setor
financeiro.
Como obtiveram meu e-mail e acesso ao meu estudo?
Possuímos uma ampla rede de colaboradores, incluindo organizadores de eventos, professores, pós-graduações,
centros acadêmicos e revisores internos e externos do nosso corpo editorial. Ao terem acesso ao seu estudo e o
julgarem relevante, nossos colaboradores imediatamente nos comunicam.
Há limite de autores para publicação?
Limitar o nome de um autor que tenha efetivamente participado do trabalho seria cercear a pesquisa e sua
fundamental necessidade de contribuição. Dessa forma, não limitamos o número de autores. Solicitamos apenas
que acima de 15 autores seja enviada uma carta descrevendo a participação de cada autor no trabalho realizado.
Posso enviar mais de um trabalho para o mesmo livro?
Os livros possuem escopos e carregam em suas origens áreas de conhecimento. É esperado que autores que tenham
linhas de pesquisa bem definidas possuam mais de um estudo para compor o livro. Portanto, não há limite de
trabalhos por e-book, desde que
sejam aprovados para publicação.
Qual o número mínimo e máximo de páginas para cada artigo?
Exigimos o número mínimo de 5 páginas e máximo de 15 páginas. Se houver necessidade de ultrapassar,
solicitamos a comunicação ao Editor Chefe por e-mail guilhermebarroso@ufpi.edu.br.
Depois de publicar meu estudo, perco os direitos autorais?
De forma alguma. Solicitamos apenas que o estudo não seja republicado em outra editora, pelo risco de acusar
plágio, porém não há problema em divulgá-lo em eventos e até mesmo na forma de artigo caso a revista de
destino não se oponha.
Qual o Qualis Livro dos e-books da Editora Pasteur?
Diferentemente de revistas e jornais, os quais possuem um Qualis Capes fixo para cada área de conhecimento,
editoras de livros devem avaliar individualmente os livros por critérios pré-definidos pela pós-graduação em
que o autor é vinculado ou pela CAPES.
Atualmente a CAPES só realiza a avaliação do QUALIS de livros em casos excepcionais, por falta de pessoal e
não haver necessidade na maioria dos casos de concursos, provas de títulos e seleções. Livros e capítulos são
pontuados pela presença de corpo editorial qualificado, possuir o número de ISBN, disponibilização ao leitor e
outros critérios que a Editora Pasteur cumpre sem exceção.
Portanto, a Editora Pasteur é qualificada para qualquer futura avaliação que o autor se submeta.
Preciso enviar o nome de todos os autores para submissão do resumo:
Não há necessidade de descrever os autores neste momento. Apenas descreva o título, introdução, objetivo,
método, resultados/discussão e conclusão.
Como obter a declaração de aceite do meu trabalho?
Após aprovação do resumo e pagamento da taxa de publicação, envie o código do trabalho e o nome de todos os
autores para o e-mail atendimento@editorapasteur.com.br e solicite a carta.
Após a submissão do meu texto, terei oportunidade de alterá-lo?
Existem duas etapas de acesso ao trabalho, durante a redação inicial (antes de submeter ao editorial) e após
a revisão do editorial, quando alterações podem ser solicitadas aos autores e os mesmos podem também realizar
modificações pontuais no texto, após informar ao editor por e-mail (após o envio do capítulo completo o autor
receberá o e-mail do editor responsável pelo seu livro).
A Editora possui Corpo Editorial?
Todos nossos membros possuem titulação de Mestre e Doutor, tem experiência na área e contam com apoio de
revisores internos e externos.
Após a submissão, já posso ter acesso ao DOI e o ISBN?
Tanto o DOI, quanto o ISBN, são divulgados somente após a publicação.
Emiti o boleto, entretanto, perdi o prazo do pagamento?
Não há problema. Até 60 dias após a geração do boleto ele ainda poderá ser pago sem qualquer custo adicional.
Fiz um pagamento duplicado no cartão de crédito, como devo proceder?
Entre em contato pelo e-mail atendimento@editorapasteur.com.br e solicite o estorno do valor.
Fiz o pagamento e preciso de uma nota fiscal, o que faço?
Solicite a nota fiscal diretamente pelo e-mail atendimento@editorapasteur.com.br. Em poucos dias você a
receberá também por e-mail.
Após o pagamento da taxa, existe a possibilidade do meu trabalho não ser publicado?
Somente se o trabalho final não for submetido ao editorial dentro do prazo.
Após a aprovação do resumo ou similar e pagamento da taxa resolvemos desistir da publicação. Como
funciona o reembolso?
Como a Editora Pasteur gasta com a documentação do trabalho aprovado e no pagamento de colaboradores, nos
reservamos ao direito de subtrair 150 reais da taxa de publicação por capítulo para arcar com os custos. O
restante do valor será devolvido à conta que realizou o pagamento.
Como fico sabendo que meu artigo foi publicado?
Você receberá um e-mail informando sobre a publicação final.
Estou com dificuldades a publicação de inserir no meu Currículo Lattes, como devo proceder?
Entre em contato diretamente com nosso Editor Chefe pelo e-mail guilhermebarroso@ufpi.edu.br .
Onde encontro o DOI e o ISBN do e-book publicado?
Na ficha catalográfica que consta na sexta página do livro.
Como faço para fechar parceria científica ou apoio a eventos para Editora Pasteur?
Envie um e-mail para atendimento@editorapasteur.com.br ou entre em contato com nossa página do instagram
@editorapasteur