Educação em Saúde – Manual de aprimoramento e qualificação para o processo de ensino

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Descrição

As temáticas e capítulos do E-book foram dispostos a partir das necessidades e demandas de conhecimento no âmbito da pesquisa, tecnologia e da inovação do ensino da saúde através da educação em saúde. Assim, estão apresentados em oito sessões cada um com os tons dessa temática criativa, necessária, por vezes enfrentadora, outrora pertinentes, mas sempre presentes nas práticas de saúde.

Inicialmente, a introdução busca conceituar a educação em saúde, o processo de ensino e suas diversas vertentes pertinentes e necessárias para a ampliação do conhecimento, bem como justificar e enfatizar o objetivo desta obra.

No primeiro capítulo “Integrando o ensino a prática”, dispõe-se diferentes formas de expor como integrar o ensino a prática, enfatizando-se a educação em saúde utilizada nesse sentido.

Em seguida, no segundo capítulo “Quero elaborar uma ação de educação em saúde: o que fazer”, explana-se quais os pontos iniciais que devem ser estabelecidos para se elaborar uma educação em saúde, desde a temática, público-alvo. Desse modo, enfatizando-se a metodologia lúdica como facilitadora nesse processo de aplicação da ação.

No terceiro capítulo, “Como construir uma ação educação em saúde” é relatado dicas de como se deve ocorrer o processo de construção da educação em saúde, se vai ser mais básica ou mais complexas, envolvendo o uso de maiores tecnologias associadas.

Já no quarto capítulo, “Apresentação: comunicação, humanização e capacitação” são ditas algumas dicas primordiais a serem utilizadas na apresentação/aplicação da ação de educação em saúde, facilitando e adaptando a comunicação usada a metodologia escolhida e público-alvo, tornando possível a compreensão das temáticas expostas, de modo a humanizar e ampliar a capacitação e o acesso a saúde.

No quinto capítulo, intitulado “Principais metodologias utilizadas”, são apresentadas as principais metodologias utilizadas nas ações de educação em saúde, como os Jogos de dados, Trilhas educativas, exposição com cartolinas, entre outras ferramentas que podem ser aplicadas durante as práticas.

Assim, no sexto capítulo, “Como continuar inovando no processo de ensino”, enfatiza-se os diferentes meios de qualificação em saúde para continuar inovando no processo de ensino, seja profissional ou acadêmico de saúde, auxiliando os mesmos a desenvolver e aprimorar seus conhecimentos sobre educação em saúde, alguns deles, são: elaboração de trabalhos, cursos e oficinas, capacitação, palestras e eventos.

Por fim, “Entrelaces da educação em saúde” resgata de maneira prática e sucinta os principais pontos de toda a obra, de modo que todos os assuntos se unem entre si de maneira linear resultando na aplicação da educação em saúde e no compartilhamento de informações.

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