FAQ

Perguntas Frequentes

Fui convidado à publicar meu estudo na Editora Pasteur. Como devo proceder?

Após acessar o site da Editora Pasteur, entre no tópico PAINEL DO AUTOR. Selecione o edital do seu interesse e/ou que seu estudo esteja dentro do escopo.  Envie seu resumo para avaliação e dentro de 48 h acesse novamente o Painel do Autor para ciência sobre a avaliação.

Não fui convidado à publicar meu estudo na Editora Pasteur, mas gostaria de participar de um livro de edital aberto. Como devo proceder?

Acesse o PAINEL DO AUTOR, faça seu cadastro, caso não o tenha previamente. Acesse os editais para ler o escopo e prazo de cada livro. Selecione o livro do seu interesse e/ou que seu estudo esteja dentro do escopo e envie seu resumo para avaliação. Seu texto terá dois resultados possíveis, APROVADO ou REPROVADO. Se for reprovado, infelizmente o texto precisará de formulações para ser publicado. Em caso de aprovação, será aberto o link de pagamento e com a confirmação da taxa de pagamento e submissão do comprovante dentro da área do autor, você receberá um e-mail de confirmação com o modelo do capítulo em anexo.

 

Porque estou pagando a taxa de publicação?

A Editora Pasteur é considerada uma editora acadêmica de baixo custo, pois é dirigida por professores universitários, disponibiliza a maioria dos livros de forma gratuita e possui valor de publicação em torno de 50% menor comparado ao cobrado pelas demais editoras brasileiras com a mesma qualidade. Temos custos para obtenção do DOI, ISBN, cadastro na Biblioteca Nacional, revisores e demais colaboradores. Por conseguinte, a taxa de publicação sustenta o projeto da Editora.

 

Quais são as formas de pagamento?

É possível realizar transferência bancária (TED ou PIX [chave CNPJ: 18754980000183]), boleto à vista ou pagamento com cartão de crédito. O site possui selo de segurança e os pagamentos são gerenciados por empresas ilibadas.

 

Como confirmar o pagamento da taxa de publicação do meu trabalho?

Dentro do PAINEL DO AUTOR há um tópico ENVIO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO. Clique nele e anexe o comprovante na forma de arquivo .pdf ou imagem .png ou .jpeg. Clique em seguida em enviar e aguarde a confirmação do setor financeiro.

 

Como obtiveram meu e-mail e acesso ao meu estudo?

Possuímos uma ampla rede de colaboradores, incluindo organizadores de eventos, professores, pós-graduações, centros acadêmicos e revisores internos e externos do nosso corpo editorial. Ao terem acesso ao seu estudo e o julgarem relevante, nossos colaboradores imediatamente nos comunicam.

 

Há limite de autores para publicação?

Limitar o nome de um autor que tenha efetivamente participado do trabalho seria cercear a pesquisa e sua fundamental necessidade de contribuição. Dessa forma, não limitamos o número de autores. Solicitamos apenas que acima de 15 autores seja enviada uma carta descrevendo a participação de cada autor no trabalho realizado.

 

Posso enviar mais de um trabalho para o mesmo livro?

Os livros possuem escopos e carregam em suas origens áreas de conhecimento. É esperado que autores que tenham linhas de pesquisa bem definidas possuam mais de um estudo para compor o livro. Portanto, não há limite de trabalhos por e-book, desde que 

sejam aprovados para publicação.

 

Qual o número mínimo e máximo de páginas para cada artigo?

Exigimos o número mínimo de 5 páginas e máximo de 15 páginas. Se houver necessidade de ultrapassar, solicitamos a comunicação ao Editor Chefe por e-mail guilhermebarroso@ufpi.edu.br.

 

Depois de publicar meu estudo, perco os direitos autorais?

De forma alguma. Solicitamos apenas que o estudo não seja republicado em outra editora, pelo risco de acusar plágio, porém não há problema em divulgá-lo em eventos e até mesmo na forma de artigo caso a revista de destino não se oponha.

 

Qual o Qualis Livro dos e-books da Editora Pasteur?

Diferentemente de revistas e jornais, os quais possuem um Qualis Capes fixo para cada área de conhecimento, editoras de livros devem avaliar individualmente os livros por critérios pré-definidos pela pós-graduação em que o autor é vinculado ou pela CAPES.

Atualmente a CAPES só realiza a avaliação do QUALIS de livros em casos excepcionais, por falta de pessoal e não haver necessidade na maioria dos casos de concursos, provas de títulos e seleções. Livros e capítulos são pontuados pela presença de corpo editorial qualificado, possuir o número de ISBN, disponibilização ao leitor e outros critérios que a Editora Pasteur cumpre sem exceção.

Portanto, a Editora Pasteur é qualificada para qualquer futura avaliação que o autor se submeta.

 

Preciso enviar o nome de todos os autores para submissão do resumo:

Não há necessidade de descrever os autores neste momento. Apenas descreva o título, introdução, objetivo, método, resultados/discussão e conclusão.

 

Como obter a declaração de aceite do meu trabalho?

Após aprovação do resumo e pagamento da taxa de publicação, envie o código do trabalho e o nome de todos os autores para o e-mail atendimento@editorapasteur.com.br e solicite a carta.

 

Após a submissão do meu texto, terei oportunidade de alterá-lo?

Existem duas etapas de acesso ao trabalho, durante a redação inicial (antes de submeter ao editorial) e após a revisão do editorial, quando alterações podem ser solicitadas aos autores e os mesmos podem também realizar modificações pontuais no texto, após informar ao editor por e-mail (após o envio do capítulo completo o autor receberá o e-mail do editor responsável pelo seu livro).

 

A Editora possui Corpo Editorial?

Todos nossos membros possuem titulação de Mestre e Doutor, tem experiência na área e contam com apoio de revisores internos e externos.

 

Após a submissão, já posso ter acesso ao DOI e o ISBN?

Tanto o DOI, quanto o ISBN, são divulgados somente após a publicação.

 

Emiti o boleto, entretanto, perdi o prazo do pagamento?

Não há problema. Até 60 dias após a geração do boleto ele ainda poderá ser pago sem qualquer custo adicional.

 

Fiz um pagamento duplicado no cartão de crédito, como devo proceder?

Entre em contato pelo e-mail atendimento@editorapasteur.com.br e solicite o estorno do valor.

Fiz o pagamento e preciso de uma nota fiscal, o que faço?

Solicite a nota fiscal diretamente pelo e-mail atendimento@editorapasteur.com.br. Em poucos dias você a receberá também por e-mail.

 

Após o pagamento da taxa, existe a possibilidade do meu trabalho não ser publicado?

Somente se o trabalho final não for submetido ao editorial dentro do prazo.

 

Após a aprovação do resumo ou similar e pagamento da taxa resolvemos desistir da publicação. Como funciona o reembolso?

Como a Editora Pasteur gasta com a documentação do trabalho aprovado e no pagamento de colaboradores, nos reservamos ao direito de subtrair 150 reais da taxa de publicação por capítulo para arcar com os custos. O restante do valor será devolvido à conta que realizou o pagamento.

 

Como fico sabendo que meu artigo foi publicado?

Você receberá um e-mail informando sobre a publicação final.

 

Estou com dificuldades a publicação de inserir no meu Currículo Lattes, como devo proceder?

Entre em contato diretamente com nosso Editor Chefe pelo e-mail guilhermebarroso@ufpi.edu.br .

 

Onde encontro o DOI e o ISBN do e-book publicado?

Na ficha catalográfica que consta na sexta página do livro.

Como faço para fechar parceria científica ou apoio a eventos para Editora Pasteur?

Envie um e-mail para atendimento@editorapasteur.com.br ou entre em contato com nossa página do instagram @editorapasteur